
Site Grupo Cotesa
· Coordenar o processo de desenvolvimento e implementação de políticas, programas normas e procedimentos internos, considerando a realidade e especificidades dos diversos contratos e riscos, acolhendo e ponderando sobre sugestões das demais áreas, assim como sugerindo e implementando melhorias nos processos existentes.
· Desenvolver e coordenar processo de comunicação interna referentes as questões de saúde, segurança e meio ambiente, por exemplo fluxo de registro e comunicação de acidentes, lições aprendidas, reuniões estruturadas, seminários…
· Desenvolver, implementar e coordenar programa de inspeções e auditorias periódicas nas instalações, nos equipamentos de proteção individuais e coletivos, assim como nos locais e condições de trabalho, identificando condições de risco, bem como orientando e conscientizando os colaboradores com relação ao cumprimento de normas, instruções de trabalho a fim de evitar acidentes e garantir a segurança.
· Coordenar a emissão, revisão e confecção de relatórios e pareceres técnicos da área decorrentes das inspeções realizadas, a fim de garantindo que as evidências, relatos das orientações, medidas adotadas e proposições de melhorias necessárias foram apresentadas, bem como controles da área e o cumprimento da legislação vigente.
· Responder pelo atendimento às auditorias externas, fiscalizações do Ministério do trabalho e perícias trabalhistas e demais órgãos públicos, organizando e apresentando documentação necessária ou delegando aos demais membros de equipes.
· Coordenar , em conjunto com os gestores das áreas responsáveis, a elaboração e execução de ações que visem corrigir as eventuais não conformidades identificadas em auditorias externas, fiscalizações do Ministério do trabalho, demais órgãos públicos e perícias trabalhistas no que tange a áreas de saúde, segurança e meio ambiente.
· Coordenar a elaboração e acompanhar as ações estabelecidas no Programa de Gerenciamento de Riscos Ambientais (PGR), atendendo as determinações legais.
· Coordenar o programa de saúde ocupacional (PCMSO) da Cotesa através do controle de exames admissionais, periódicos e demissionais dos colaboradores da Empresa, considerando os riscos de cada atividade e a legislação vigente.
· Desenvolver e coordenar o programa de treinamentos obrigatórios e complementares de segurança, acompanhando o desenvolvimento, execução e controle dos treinamentos, observando que os procedimentos sejam cumpridos conforme as exigências e os riscos de cada atividade e a legislação vigente.
· Definir e coordenar o processo de gestão de EPIs e EPCs, considerando as corretas especificações, orientações para a equipe de compras e desenvolvimento das lideranças imediatas, para o correto registro e controle de entregas aos colaboradores.
· Coordenar o processo de implantação da CIPA, bem como dar apoio técnico e colaborar com a organização da SIPAT, visando atender a legislação vigente.
· Desenvolver e coordenar o programa de registro e investigação de incidentes e acidentes de trabalho, analisando as causas, acompanhando o gestor da área no desenvolvendo e execução dos planos de ação com medidas preventivas e corretivas, comunicando as lições aprendidas às demais áreas da empresa, bem como pelas comunicações formais aos órgãos oficiais.
· Coordenar o processo de desenvolvimento dos Planos de Ação para Respostas às Emergências, desenvolvendo o padrão da Empresa e dando suporte aos gestores das áreas para a implantação.
· Coordenar os processos de saúde e segurança relativos a implantação e desmobilização de projetos, a fim de garantir o atendimento a legislação vigente, requisitos internos e aos requisitos dos clientes.
· Coordenar o processo de comunicação junto aos órgãos públicos pertinentes sobre as questões de saúde, segurança no trabalho e meio ambiente.
· Desenvolver e gerenciar o processo de acessos de terceiros e visitantes em instalações e áreas de risco sob responsabilidade da Cotesa.
· Coordenar a gestão da Ambiental do Grupo Cotesa, desenvolvendo, implantando e mantendo as políticas, procedimentos, padrões e recursos estabelecidos e/ou necessários, buscando a máxima eficácia nos processos e obtenção / manutenção de licenças ambientais junto aos órgãos competentes.
· Coordenar o processo de Licenciamento Ambiental de projetos desenvolvidos pelo Grupo COTESA, acompanhando e orientando o trabalho da equipe ambiental e das equipes de campo, produzindo estudos, pareceres, relatórios, realizando tratativas junto aos órgãos ambientais municipais, estaduais e federais, a fim obter ou manter as licenças ambientais (prévia, instalação e/ou operação).
· Coordenar a gestão técnica dos contratos de terceiros, definindo as especificações, selecionando os fornecedores, acompanhando e avaliando a qualidade e o cumprimento dos prazos dos serviços prestados, a fim de garantir o cumprimento das condicionantes das licenças ambientais.
· Responder pela definição das especificações técnicas de equipamentos necessários para a realização de atividades relacionadas a condicionante/programa ambiental.
· Coordenar a elaboração do “Relatório Socioambiental da ANEEL” de clientes, acompanhando e orientando trabalho desenvolvido pelos membros da equipe e/ou prestadores de serviços, a fim de garantir a qualidade dos documentos, o cumprimento dos prazos e aspectos legais.
· Coordenar a realização de análises de aspectos e riscos ambientais, elaborando relatórios e orçamentos resumidos e ou delegando aos demais membros da equipe, visando contribuir para a tomada de decisão estratégica e conquista de novos contratos do Grupo Cotesa.
· Coordenar o processo de elaboração e execução de Treinamentos (cursos, palestras, oficinas, DDSs), assim como simulados da área Ambiental, acompanhando e orientando os demais membros da equipe, a fim de garantir a qualificação de todos os colaboradores do Grupo Cotesa.
· Coordenar a elaboração de políticas e procedimentos da área ambiental, acompanhando e orientando os demais membros da equipe, formalizando os documentos no Qualyteam e atuando na divulgação aos demais colaboradores, visando consolidar o SGI do Grupo Cotesa.
· Responder pelo desenvolvimento, implementação e monitoramento dos indicadores da área, identificando fragilidades e distorções, propondo e implementando ações e produzindo relatórios periódicos, a fim de obter melhores resultados nos processos da área e subsidiar a tomada de decisão em nível estratégico.
· Responder pela elaboração e revisão do orçamento anual, fazendo avaliação de informações estratégicas da área, acompanhando e prevendo as despesas/custo do ano, realizando os ajustes necessário a fim de cumprir com o planejado e otimizar os recursos da empresa.
· Responder pela gestão das pessoas da equipe, promovendo reuniões periódicas, acompanhado o desempenho, fornecendo feedback, identificando necessidades de desenvolvimento e compartilhando conhecimentos, a fim de garantir o cumprimento das metas, dos resultados estabelecidos, promover a capacitação da equipe, o bom relacionamento interpessoal e constante melhoria do clima no ambiente de trabalho.
· Cooperar com as demais áreas da empresa, disseminando o conhecimento e as experiências, enriquecendo as discussões e projetos, a fim de garantir a consolidação e aprimoramento do negócio.
· Prestar atendimento e realizar outras atividades profissionais correlatas e inerentes ao cargo exercido, conforme orientação e/ou solicitação do superior imediato.
Obrigatório:
· Graduação em Engenharia
· Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
· Registro no CREA
· Experiência na área
· Experiência na Gestão de Equipes
· Carteira de habilitação Cat. B
Desejável:
· Desejável experiência no setor elétrico
· Pós-Graduação na área Ambiental
· Pós-Graduação em ESG
· Pós-Graduação em Gestão de Pessoas
Outras informações importantes:
Benefícios: Vale alimentação/Refeição; Seguro de vida; Plano de Saúde; Plano odontológico; Auxílio educação; Parcerias de Desconto (Ipog, Unisul, Clinica Buriti);
Local de trabalho: Sede Administrativa – Florianópolis/SC
Local de residência: Grande Florianópolis
Para se candidatar a esta vaga visite cotesa.gupy.io.